ORÇAMENTOS DE OBRAS

Orçamento de obra são as informações físicas e financeiras da obra que se utiliza para avaliar a viabilidade do projeto e para prever a sua rentabilidade. A falta de conhecimento e da importância de um orçamento poderá acarretar custos extras e até atrasos na obra. 

A fase de orçamentação acontece antes da execução da obra. As variáveis utilizadas são estimadas, sendo assim, seu resultado é aproximado em relação àquele que será o custo real, ou seja, o custo após a execução do empreendimento. Portanto por mais que o orçamento não seja exato, ele deve ter um grau de precisão confiável e para isso o orçamento deverá ser feito de forma cuidadosa e com o máximo de informações possíveis, pois dessa forma poderemos garantir o sucesso do seu empreendimento. 

Especificamente para financiamentos, algumas instituições bancárias têm seus próprios padrões de planilhas como a PFUI (Proposta para Financiamento de Unidade Isolada – Pessoa física), e a FRE ( Ficha Resumo do Empreendimento – Pessoa Jurídica) da Caixa Econômica. Todas com o mesmo objetivo: discriminar detalhadamente os quantitativos e valores de todos os serviços e distribuir em um cronograma físico-financeiro para orientar as medições mensais e liberar os recursos para a construção.

Nossa empresa atua nessa área a quase 20 anos e é com esta experiência que garantimos a agilidade e aprovação no processo do seu financiamento.

PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE À INCÊNDIO 

O PSCIP (Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico) é constituido pela elaboração do projeto onde se discrimina o conjunto de medidas de segurança contra incêndio e pânico e também a apresentação de todos os formulários e anexos contendo as informações sobre a edificação que deverão ser apresentadas ao Corpo de Bombeiros local. Tem como objetivo, garantir a segurança mínima contra incêndio e pânico nas edificações.

As exigências de segurança variam de acordo com o tamanho da edificação, bem como sua ocupação e diversos outros fatores. Cabendo ao Corpo de Bombeiros local a responsabilidade de fazer a vistoria das medidas de segurança instaladas em conformidade com o PSCIP aprovado. Por tal motivo, é muito importante que a elaboração de um Projeto de Prevenção e Combate à Incêndio seja feita por pessoas habilitadas e que conheçam as determinações legais. 

Os imóveis que já possuem o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), a cada 3 ou 5 anos, depende da classificação da edificação, deverão ser renovados através de execução de vistoria, por um engenheiro e/ou arquiteto habilitado para verificação das condições dos meios preventivos existentes e atualização dos mesmos. 

HABITE-SE E ACESSIBILIDADE 

A Prefeitura Municipal de Uberlândia, iniciou no final de 2014, a obrigatoriedade da regularização dos imóveis comerciais quanto a acessibilidade e Habite-se comercial. Existem milhares de imóveis sendo utilizados como comércio, mas que são de origem residencial.

Para isso é feito um levantamento cadastral da edificação para execução do projeto arquitetônico apresentando as soluções quanto a acessibilidade de acordo com a NBR 9050/2015. Essa fase é executada para a liberação do alvará de funcionamento do estabelecimento. 

Ao mesmo tempo a Prefeitura já avalia as irregularidades construtivas do imóvel (afastamentos laterais, frontal, estacionamento de veículos, área permeável, taxa de ocupação, etc.) e juntamente com a vistoria do DMAE para aprovação do Habite-se comercial. 

O alvará de funcionamento definitivo e o Habite-se comercial só será liberado após execução das reformas de adequação de acessibilidade e regularização do imóvel de acordo com o Código de Obras do Município.

Também faz parte desse processo a apresentação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). 

Este assunto é um pouco mais complexo e específico para cada edificação. Portanto é necessário agendar uma visita ao local para que possamos analisar e estudar as melhores opções liberação do Habite-se.

É importante também a regularização dos imóveis residencias para emissão do Habite-se residencial,  pois este é um dos principais documentos do seu imóvel.